Serviço - Fundações

Estacas Pré-Moldada de Concreto Armado

Pré Moldada

As estacas pré-moldadas podem ser de concreto armado ou protendido, vibrado ou centrifugado, e concretadas em formas horizontais ou verticais. Devem apresentar resistência compatível com os esforços de projeto e decorrentes do transporte, manuseio, cravação e eventuais solos agressivos.

Estacas Metálicas (Perfis e Trilhos)

Perfils e Trilhos

As estacas metálicas enquadram-se na categoria das estacas de deslocamento, caracterizadas por sua introdução no terreno através de processo que não promova a retirada de solo. Produzidas industrialmente, são constituídas por peças de aço laminado ou soldado tais como perfis de seção I e H, chapas dobradas de seção circular (tubos), quadrada e retangular, bem como os trilhos, estes geralmente reaproveitados após sua remoção de linhas férreas, quando perdem sua utilização por desgaste. Tanto os perfis quanto os trilhos podem ser empregados como estacas em sua forma simples ou como composição paralela de vários elementos.

Tubulões Mecanizados

Tubulão Mecanizado

São executados com Máquinas Perfuratrizes sobre Caminhão, variando o diâmetro até 1,50 conforme a necessidade do projeto, devido ao fato de ter grande produtividade é indicada para a maior parte das obras na modalidade de tubulão, podendo (se necessário), após a abertura do fuste receber Alargamento de Base Manual que é feito com Equipes de Poceiros, treinados e qualificados para esta função.

Estacas Escavadas Tipo Raiz em Solo e Rocha

Estacas Escavadas Tipo Raiz em Solo e Rocha

Esta solução pode ser utilizada quando, dependendo do tipo, da dureza da rocha, do comprimento da estaca ou do volume global dos serviços, ou quando os outros processos tornam-se técnica ou economicamente inviáveis.Neste caso, o fuste é executado pelos sistemas usuais utilizando perfuratrizes rotativas com haste Kelly, equipadas com caçambas ou trados e com aplicação da lama estabilizante ou camisa de revestimento, até encontrar a rocha.

Quando em presença de rocha muito fraturada ou com vazios, a execução das estacas raiz tem a vantagem de permitir também a injeção do maciço rochoso com argamassa, melhorando as características geomecânicas do mesmo.

Estacas Escavadas Tipo Hélice Contínua

Estaca tipo Hélice

As estacas escavadas com hélice contínua  foram introduzidas no Brasil na década de 90. É uma estaca de concreto moldada “in loco”, executada através da perfuração  do terreno realizada por um equipamento composto por uma haste tubular envolta  por um trado (instrumento de forma helicoidal com que se faz furos no solo).  Na face inferior do equipamento (trado + haste tubular) existe uma tampa metálica  que evita a entrada de terra ou água na haste tubular enquanto o trado  perfura o solo. Esta tampa metálica é expulsa do equipamento assim  que se inicia a concretagem.